Sensação auditiva desagradável? Pode ser zumbido. Saiba como combater o problema

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/04/2015 às 12:00

Ouvido (Foto: Free Images) Zumbido é comum quando há lesão em alguma parte do sistema auditivo (Foto: Free Images)

Cerca de 10% a 20% da população mundial convivem com o zumbido, um sintoma que geralmente decorre de uma lesão em alguma parte do sistema auditivo, o que pode levar à perda de audição. Muitos pacientes, por acreditarem ser algo normal, terminam não buscando o tratamento adequado. O alerta dos especialistas é que o chiado recorrente pode ser sinal de que o sistema auditivo precisa de cuidados médicos.

"O zumbido é comum quando há lesão em alguma parte do sistema auditivo, no caso de perdas neurossensoriais. Com a lesão, são afetadas as células ciliadas da cóclea. O impacto faz com que se perca a função de algumas células, tornando-as parcialmente produtivas. As células sadias, nesse caso, trabalharão pelas que não estão em bom funcionamento. Esse esforço acaba por gerar um som interno, perceptível ao indivíduo, chamado zumbido", explica a fonoaudióloga Carla Gaspar, da Menthel Siemens.

O zumbido pode se apresentar através de chiado e apito - isso varia de acordo com a patologia de cada indivíduo. É comum as pessoas que convivem com o zumbido perderem qualidade de vida, uma vez que o distúrbio causa irritabilidade, perda de concentração e dificuldade para dormir, o que acaba afetando o humor e, consequentemente, as relações sociais. Mais de 90% dos pacientes com zumbido, inclusive, possuem algum tipo de perda auditiva.

Há várias formas de amenizar o problema durante o tratamento. “O tratamento vai depender de cada caso após o diagnóstico, feito por um otorrinolaringologista, que indicará a conduta específica”, explica. O uso de aparelhos auditivos, por exemplo, pode trazer alívio a grande parte dos pacientes. Em alguns casos, quando se inicia o uso dos aparelhos, os sons externos são amplificados. O paciente passa a ouvir menos o zumbido”, ressalta a fonoaudióloga.

Alimentação

Cotonetes (Foto: Free Images) Cotonetes devem ser usados com cautela, pois também podem prejudicar a audição (Foto: Free Images)

Para os que sofrem com o zumbido, alguns cuidados na alimentação são necessários. Existem substâncias que devem ser evitadas ou consumidas com moderação, como os produtos à base de cafeína, como café, refrigerante de cola, chá preto e chocolate. O álcool e o cigarro também estão nessa. “Todas essas substâncias aumentam a sensação do zumbido, principalmente a cafeína, que é um estimulante. Ela acaba excitando ainda mais aquelas células que já estão trabalhando de uma forma inadequada”, alerta.

Cuidados

Alguns cuidados são essenciais para evitar uma possível perda auditiva. "É importante evitar exposição muito prolongada a ruídos e, principalmente, aos de alta intensidade durante muito tempo”, ressalta a fonoaudióloga. O mau uso do cotonete também pode trazer consequências negativas para a audição. Deve ser usado com cautela. “O cotonete empurra a cera produzida no ouvido, o que pode formar as rolhas de cera ”, conclui a especialista.