Sobreviva às tentações do chocolate nesta Semana Santa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/04/2015 às 12:00

Não há segredo: aprecie o chocolate com moderação nesta Páscoa (Foto: Divulgação) Não há segredo: aprecie o chocolate com moderação nesta Páscoa (Foto: Divulgação)

Que chocolate é uma delícia todo chocólatra pode confirmar. E nesta temporada de Páscoa, diante de tantas variedades e do apelo do mercado, a vontade de comer a guloseima aumenta. A endocrinologista Juliana Arruda, do Hospital Jayme da Fonte, no Recife, explica que não há evidências científicas de que o chocolate seja capaz de causar dependência. "Diante da privação do consumo ou logo após a ingestão, contudo, algumas pessoas parecem ter reações psicofarmacológicas inerentes a um vício", diz a médica.

É por isso que, em várias situações, o chocolate é utilizado como para dar alívio ou proporcionar uma sensação de compensação, já que nossa cultura tem o hábito de gratificar situações de sofrimento e estresse com um doce. O apelo sensorial e a composição química associada ao estado psicológico e a fatores cognitivos parecem ser os determinantes pela vontade de comer um chocolate.

O ideal, conforme explica a endocrinologista, é ingerir o chocolate de forma moderada, mesmo nesta Semana Santa.