Projeto leva a cidades de Pernambuco ações de combate à cegueira e reabilitação visual

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/04/2015 às 13:05
Fundação Altino Ventura - destaque FOTO:

Fundação Altino Ventura - exame Pacientes recebem atendimento de acordo com as exigências do Programa Visão 2020, iniciativa da OMS com objetivo de eliminar a cegueira evitável (Foto: João Carlos Lacerda/FAV)

A partir do dia 6 de abril, a Fundação Altino Ventura (FAV), que oferece assistência gratuita a pessoas com problemas de visão que vivem em Pernambuco, dá início ao projeto de baixa visão SightFirst, com o apoio do Instituto Lions (Distrito LA-3), que compreende os Estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Com o tema Caminhando com autonomia, independência e desenvolvimento, a iniciativa levará a 12 cidades de Pernambuco ações de combate à cegueira, através de atendimentos de reabilitação visual, segundo as necessidades do projeto Viver sem Limites, do Ministério da Saúde. O programa terá duração de três anos e atenderá uma média de 500 pessoas com deficiência visual por ano.

A primeira cidade a receber a equipe da FAV será Agrestina, no Agreste do Estado. De 6 a 10 de abril, cerca de mil pacientes do município passam por um processo de triagem médica para o posterior atendimento oftalmológico especializado em baixa visão e cegueira. Uma estrutura será montada na Academia das Cidades, onde serão instalados dois consultórios. Uma equipe de médicos da FAV fará, de início, uma consulta oftalmológica geral, encaminhado as pessoas com baixa visão e cegueira para os especialistas em visão subnormal. Todos que necessitarem receberão gratuitamente auxílios ópticos e não ópticos. Para um tratamento adequado e contínuo, pacientes serão encaminhados ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) da FAV, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

“Trata-se de um projeto pioneiro na região que favorece a inclusão social, familiar e escolar da pessoa com deficiência visual. Sem dúvida, marcará a vida de vários pacientes com dificuldade de acesso ao serviço especializado e tratamento personalizado”, destaca a presidente da FAV, Liana Ventura.

Outras cidades 

O SightFirst também beneficiará a população das seguintes cidades: Recife, Caruaru, Garanhuns, Escada, Belo Jardim, Palmares, Carpina, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e Barreiros. Um município será atendido por mês. Até o encerramento do projeto, serão contemplados também os Estados de Alagoas e Sergipe.

Combate à cegueira e reabilitação visual são  prioridades da Fundação Altino Ventura ( Foto: João Carlos Lacerda/FAV) Combate à cegueira e reabilitação visual são prioridades da Fundação Altino Ventura ( Foto: João Carlos Lacerda/FAV)

Os exames de pacientes de Pernambuco serão realizados pela equipe multidisciplinar do CER da FAV. Em Alagoas, a ação conta com a parceria da Associação Brasileira de Prevenção à Cegueira (CERVI), de Maceió; em Aracaju, o apoio será do Hospital de Olhos de Sergipe. Nos três Estados, os pacientes serão atendidos com a mesma padronização, de acordo com as exigências do Programa Visão 2020, uma iniciativa global da Organização Mundial de Saúde (OMS) que tem como meta eliminar a cegueira evitável.