Dia Nacional da Saúde e Nutrição marca a importância de hábitos saudáveis

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/03/2015 às 14:20

Hábitos saudáveis (Foto: Dani Neves/Acervo JC Imagem) Podemos adquirir hábitos alimentares saudáveis a partir de pequenas escolhas no dia a dia (Foto: Dani Neves/Acervo JC Imagem)

O Dia Nacional da Saúde e Nutrição é comemorado nesta terça-feira (31/3) para lembrar a importância de adotarmos hábitos alimentares saudáveis para uma melhor qualidade de vida. Mesmo com a correria da rotina, os especialistas alertam: é essencial optarmos por uma boa alimentação, com o cuidado de não seguirmos dietas muito restritivas. "A alimentação correta é extremamente importante. Porém, comer sem prazer acaba dificultando o processo", explica a nutricionista Larissa Albuquerque,  do Hospital Esperança Recife.

Pequenas escolhas no dia a dia, sem sacrifícios, são uma das principais recomendações para quem quer levar uma vida saudável. Além de novos hábitos, praticar exercícios físicos e ter uma boa noite de sono são aliados para melhor qualidade de vida e redução de riscos de doenças cardiovasculares, obesidade e outros problemas. Confira dicas da nutricionista:

1. Cuidado com os molhos. O molho branco, por ser feito com queijo, deve ser evitado porque é muito calórico e apresenta maior quantidade de gordura quando comparado ao vermelho (molho de tomate).

2. Para os que gostam de carne, a dica é escolher os cortes filé mignon ou alcatra em vez da picanha, que apresenta maior quantidade de gordura. No caso das carnes de porco, o lombo deve ser preferido por ser mais magro que o pernil.

3. Preste bastante atenção no uso do azeite extra virgem no preparo dos alimentos. Não é por ser uma “gordura do bem” que ele pode ser usado em todas as preparações. Não se deve, por exemplo, utilizar azeite extravirgem para fritar, assar ou cozinhar os alimentos porque, quando ele é exposto a elevadas temperaturas (maior que 160º C), oxida rapidamente e perde suas melhores propriedades. O melhor uso é em saladas, molhos e pratos que já estão prontos. Quanto ao tipo de óleo, os mais adequados para o processo de fritura são os de soja, canola, milho e girassol.

4. Evite o açúcar branco (refinado e cristal), pois esses passam por um processo de refinamento em que são adicionadas substâncias químicas para dar a coloração branca, perdendo vitaminas e sais minerais. A melhor opção são os açúcares mais escuros (mascavo e o demerara), que não passam por esse processo, mantendo suas propriedades.