Crianças pequenas: dilatar ou não as pupilas?

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/03/2015 às 17:00

Olhos de criança (Foto: Free Images) Com as pupilas dos pequenos dilatadas, os oftalmologistas conseguem fazer um exame preciso (Foto: Free Images)

Logo nos primeiros encontros dos pequenos com o oftalmologista, muitos pais ficam receosos com a dilatação das pupilas. Apesar do desconforto causado pelo procedimento, os especialistas afirmam que dilatar as pupilas é importante e indolor.

"Com as pupilas dilatadas, o oftalmologista consegue fazer um exame mais completo do fundo dos olhos e diagnosticar doenças que podem afetar a visão. Além disso, com as pupilas paralisadas, o exame para verificar o grau em crianças fica mais preciso", alerta a oftalmologista Simone Travassos, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope). Os possíveis efeitos colaterais, como fotofobia e dificuldade de visão, desaparecem gradualmente.

Rotina

Logo após o nascimento, os bebês passam pelo chamado teste do olhinho, exame que é capaz de detectar uma série de doenças oculares, como catarata congênita, glaucoma ou leucoma.

Nos primeiros três anos de vida, os pequenos devem fazer consultas rotineiras a cada seis meses. Depois dessa faixa etária, a recomendação é consultar um especialista a cada ano.