Mamógrafo Móvel da Prefeitura do Recife oferece exames em 23 bairros da capital

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/03/2015 às 16:54

Quase 2 mil mamografias serão realizadas durante o mês de abril (Foto: Divulgação) Quase 2 mil mamografias serão realizadas durante o mês de abril (Foto: Inaldo Lins-PCR/Divulgação)

Durante todo o mês de abril, 23 bairros do Recife receberão o caminhão do Mamógrafo Móvel, que possibilita a realização de exames de mamografia gratuitos para mulheres entre 50 e 69 anos. O mamógrafo visitará um distrito sanitário por semana. A primeira Unidade de Saúde a ser contemplada será a Upinha Novo Jiquiá, no bairro do Jiquiá, Zona Oeste do Recife.

No total, cerca de 1.840 exames serão realizados, com a distribuição de 80 fichas por unidade de saúde. A demanda do mamógrafo é espontânea para as mulheres que estão no grupo prioritário. É preciso levar apenas o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identidade.

Após 15 dias, as mulheres recebem o resultado na mesma unidade de saúde onde realizaram o exame. Caso seja detectado algum problema, a paciente receberá toda a assistência e orientação através da unidade, bem como o encaminhamento necessário. Segundo a gerente da Política de Saúde da Mulher, Ana Karla Mattos, é importante que as mulheres realizem anualmente exames preventivos, já que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

Prevenção

A Rede de Saúde do Recife realiza mais de 4 mil exames por mês nas clínicas conveniadas e quase 2 mil no caminhão-mamógrafo. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.