Estudo comprova eficácia de nova medicação para aniquilar o colesterol ruim

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/03/2015 às 11:14
medicamento_destaque FOTO:

Medicamento promete reduzir taxa de colesterol ruim no sangue (Foto: Free Images) Medicamento promete reduzir taxa de colesterol ruim no sangue (Foto: Free Images)

O periódico científico The New England Journal of Medicine acaba de publicar os resultados do estudo Odyssey Long Term, que avaliou o anticorpo monoclonal alirocumabe, desenvolvido pela Sanofi e Regeneron para o controle do colesterol em pacientes com hipercolesterolemia, caracterizada pelas altas taxas de colesterol no sangue.

O estudo mostra que, com um mecanismo de ação inovador, alirocumabe atua de forma específica bloqueando uma proteína secretada pelas células do fígado, conhecida como PCSK9. Essa ação tem como consequência a redução do colesterol ruim no sangue, aquele que conhecemos como LDL e considerado um importante marcador dos risco de doença cardiovascular.

O programa de estudos envolveu cerca de 2,4 mil pacientes com hipercolesterolemia por um período de 78 semanas. Nos indivíduos tratados com alirocumabe somado ao tratamento padrão, os resultados mostraram uma redução adicional de 62% dos níveis de LDL em comparação com o grupo tratado somente com estatinas.

Além disso, 81% dos pacientes tratados com alirocumabe alcançaram as metas pré-estabelecidas de LDL (70 mg/dL ou 100 mg/dL, dependendo do risco cardiovascular) comparado a 8,5% do grupo placebo.

No início deste ano, a agência do governo dos Estados Unidos de controle de remédios e alimentos (FDA) concedeu a priorização de análise da solicitação de registro do alirocumabe. Além disso, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) também aceitou avaliar o pedido de concessão do registro do produto na União Europeia. O produto ainda não foi submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).