Escola também é lugar para se trabalhar a educação alimentar

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/03/2015 às 10:16

Hábitos de alimentação saudável devem ser adotados desde a infância (Foto: Free Images) Hábitos de alimentação saudável devem ser adotados desde a infância (Foto: Free Images)

Na próxima terça-feira (31/3), é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Vamos, então, aproveitar a proximidade da data para ressaltar que a educação alimentar é algo imprescindível para a saúde em todas as faixas etárias. Se hábitos saudável forem adotados ainda na infância, a chance de se perpetuar por toda a vida é imensa. Quem dá essa orientação é o Colégio Madre de Deus, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Para incentivar os alunos, a instituição aposta no lanche coletivo - uma prática que ensina o aluno a lidar diretamente com a preparação das comidas, a fim de compreender a origem e importância dos alimentos, além de apostar em um cardápio livre de frituras e salgadinhos industrializados na cantina.

A base do ensinamento da escola é a teoria da educadora, pedagoga e médica italiana Maria Montessori, que defendia a importância do estímulo para o desenvolvimento físico e mental da criança. O cardápio mensal é elaborado por uma nutricionista e enviado aos pais. Os estudantes da educação infantil se reúnem uma vez por semana na cozinha da escola para preparar seu próprio lanche.

"A depender da sugestão do dia, os alunos lavam, descascam, temperam e cortam as verduras e legumes. Todos os passos são auxiliados pela professora", afirma a coordenadora pedagógica da Unidade I do Colégio Madre de Deus, Cláudia da Fonte. No restante da semana, os pais enviam os lanches sugeridos pela escola para cada dia.

A escola também conta com um galinheiro e uma horta, o que garante um aprendizado completo e participativo quando se trata de explicar às crianças o caminho que os alimentos vegetais e carnívoros fazem antes de chegar à mesa. "Queremos formar adultos conscientes em relação ao que é bom ou não para a saúde", complementa Cláudia. Independentemente da idade do estudante, a escola solicita o apoio dos pais para que sejam as principais referências dos filhos, estimulando práticas saudáveis também dentro de casa.