Aprenda a evitar a má postura ao volante e afaste a dor na coluna

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/03/2015 às 12:20

Motorista dirigindo (Foto: Rafa Medeiros/Acervo JC Imagem) Por passar bastante tempo em posições inadequadas dentro do veículo, o motorista pode desenvolver dores na coluna (Foto: Rafa Medeiros/Acervo JC Imagem)

Diante da lentidão em 60% das vias da cidade em horário de pico, o motorista recifense passa um tempo imenso em posições inadequadas que podem causar dores na coluna, já que as articulações ficam posicionadas em angulações que comprometem as estruturas do corpo e geram compressões em nervos e tensão na musculatura.

O ortopedista Alexandre Arraes, do Hospital Jayme da Fonte, no Recife, explica que uma postura incorreta da coluna favorece o mau posicionamento do quadril, joelhos e ombros. “O motorista deve se posicionar da maneira mais ereta possível e precisa manter a cabeça numa posição mais neutra, com o quadril o mais próximo do banco. O tronco deve estar a uma distância do volante de modo que os cotovelos não fiquem muito flexionados, a fim de evitar tensão no pescoço”, explica o médico.

De acordo com ele, o sistema psicológico também pode funcionar como um agravante. “Ficar preso em engarrafamentos gera ansiedade e aumenta o nível de estresse, o que faz a musculatura ficar mais rígida. Soma-se a isso o cansaço da volta do trabalho”. Além disso, Alexandre Arraes explica que é importante buscarmos mecanismos que nos ajudem a relaxar durante os engarrafamentos, como ouvir música.

Confira algumas dicas:

Antes de dirigir:

- Se o encosto do carro não tiver regulagem para a coluna lombar, use uma pequena almofada para apoiar essa parte do corpo

- Evite deixar a cabeça muito abaixada e muito para trás

- Segure o volante com os braços levemente flexionados e relaxe os ombros

- Apoie os calcanhares no assoalho do veículo e deixe os joelhos levemente flexionados no nível dos quadris ou acima

Durante o engarrafamento:

- Estique e flexione os pés para melhorar a circulação

- Puxe o joelho em direção ao tórax, ao lado do volante, e mexa a musculatura da panturrilha, coxas e quadril

- Eleve os braços, colocando-os na parte de trás da cabeça. Alongue os ombros, cotovelos e flexione os punhos

- Projete o corpo para frente, abraçando o volante, e empurre a cabeça para a direita e esquerda