Dica do bem: Malhar em jejum não ajuda a queimar gordura

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/03/2015 às 14:57
exercício_destaque FOTO:

Uma rotina intensa de treinos deixa de ser saudável quando a dieta não está à altura do gasto calórico provocado pelo exercício (Foto: Free Images) Uma rotina intensa de treinos deixa de ser saudável quando a dieta não está à altura do gasto calórico provocado pelo exercício (Foto: Free Images)

Você costuma malhar em jejum? Saiba que esse hábito passa longe de ser saudável. É esse o alerta da #dicadobem desta quinta-feira. Algumas pessoas pensam que se exercitar de barriga vazia ajuda a queimar gordura. Essa conduta, no entanto, só favorece a perda de massa muscular. E isso não faz bem porque, quanto maior o aumento da massa muscular, mais acelerado será o nosso metabolismo.

Faça o teste

Você se considera uma pessoa com hábitos saudáveis? Que tal testar seus conhecimentos e saber se realmente você está fazendo as coisas da forma correta? Clique na imagem abaixo, conecte-se com seu Facebook, responda o quiz e compartilhe seu resultado com os amigos :)

"Ao malhar em jejum, a pessoa tem mais risco de desenvolver problemas como hipoglicemia, fadiga muscular, queda no rendimento, náuseas e vertigens”, explica o educador físico Bruno Basílio, da Hi Academia, no Recife.

Uma alimentação equilibrada antes da atividade física é extremamente importante, inclusive quando o foco é emagrecer. Uma rotina intensa de treinos deixa de ser saudável quando a dieta não está à altura do gasto calórico provocado pelo exercício. "Do mesmo jeito que o combustível é imprescindível para fazer o carro rodar, a comida é importante para dar energia ao praticante de qualquer atividade física”, compara Bruno Basílio.

Como recomendação, antes do treino, procure ingerir carboidratos, principalmente os integrais, vegetais, legumes e frutas. Granola, pão integral, repolho, espinafre, melão e melancia são boas escolhas. No entanto, evite comer alimentos ricos em açúcar e gorduras. “As gorduras são uma ótima fonte de energia, mas têm absorção bem mais lenta”, frisa o educador físico.

Ele orienta ainda que um nutricionista pode sugerir uma dieta de acordo com as necessidades de cada pessoa. "Aliar o exercício físico a uma alimentação balanceada, com as orientações de profissionais de cada área, é o segredo para atingir a meta traçada”, sugere.

O indicado é que o treino seja feito uma hora após a alimentação. Esse é o tempo que o organismo leva para absorver os nutrientes. Outro fator bastante importante é a hidratação antes e depois do treino, o que ajuda a melhorar o rendimento e a repor a água perdida durante a atividade.