Imip inaugura serviço de cuidados paliativos para idosos com câncer

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/03/2015 às 18:57

Serviço interdisciplinar de oncologia clínica de geriatria e de cuidados paliativos é pioneiro na região (Foto: Clemilson Campos/Acervo JC Imagem) Serviço interdisciplinar de oncologia geriátrica e de cuidados paliativos do Imip é pioneiro na região (Foto: Clemilson Campos/Acervo JC Imagem)

Os serviços de oncologia clínica de geriatria e de cuidados paliativos do Instituto de Medicinal Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, em parceria com o centro de pesquisa clínica da unidade, iniciam um atendimento interdisciplinar pioneiro na região voltado para a população idosa com câncer. Trata-se do Serviço de Oncogeriatria do Imip, cujo lançamento acontece nesta quarta-feira (25/3), às 7h, no Auditório Alice Figueira, com a palestra Envelhecimento e câncer: desafios para o sistema de saúde - ampliando o olhar do cuidado.

O serviço oferecerá atividades assistenciais com médicos oncologistas, geriatras, equipes de cuidados paliativos e equipe interdisciplinar (fisioterapia, enfermagem, serviço social, psicologia), ações educacionais e culturais para pacientes e familiares, atividades de capacitação permanente para profissionais de saúde envolvidos no cuidado, além de produção de conhecimento científico que norteie a melhoria de cuidados nesta população.

Algumas atividades do novo serviço já foram iniciadas neste mês de março, com o acolhimento de 58 pacientes novos. "Fica cada vez mais claro? que o cuidado dessa população ultrapassa a dimensão clínica, sendo necessário ampliar o olhar para as questões sociais, psicológicas, culturais, funcionais e familiares",diz a oncologista Jurema Telles, uma das responsáveis pelo serviço.

Envelhecimento e câncer

O envelhecimento é um processo multifatorial e é hoje o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer. Pacientes com 65 anos ou mais têm um aumento de 11 vezes na incidência de câncer e 16 vezes na mortalidade, quando comparados com aqueles com idade inferior. Além disso, 70% das mortes por câncer no mundo já ocorrem em quem tem mais de 65 anos. O câncer já é a principal causa de morte no Imip (cerca de 40% dos óbitos - sendo 70% desse volume em idosos).

Até 2025, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. O câncer é a segunda causa de morte entre os brasileiros, com projeções de se tornar a primeira causa nos próximos 20 anos, com um aumento relativo da mortalidade ainda maior na população idosa.

Serviço:

Imip - Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista - Recife/PE. Fone: 81 2122-4100

Atendimento no Serviço de Oncogeriatria do Imip: Segunda e quinta-feira (tarde) e quarta-feira (manhã)

Avaliação com educador físico: Terça, quarta e quinta-feira (manhã)