?Recife realiza campanha para chamar a atenção para prevenção da tuberculose

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/03/2015 às 10:53

Ação é coordenada por equipes dos programas Consultório de Rua e Consultório na Rua (Foto: Divulgação) Ação é coordenada por equipes dos programas Consultório de Rua e Consultório na Rua (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (24/3), com o slogan Tuberculose: diagnosticar, tratar e curar!, a Secretaria de Saúde do Recife realiza campanha de conscientização em alusão ao dia mundial da doença. Sob a coordenação do Programa de Doenças Negligenciadas/Programa Sanar-Recife, técnicos da Equipe de Abordagem Social dos programas Consultório de Rua e Consultório na Rua realizarão busca ativa de pessoas com sintomas da doença, no Centro Pop Glória, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. O público-alvo será a população em situação de rua que receberá orientações gerais sobre a tuberculose.

No local, das 8h às 13h, será feita a coleta de escarro dos usuários, panfletagem, testagem rápida para HIV, entre outras atividades como palestras e esquete sobre o tema. A expectativa da organização é atender a cerca de 100 pessoas. Toda a ação será executada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), através dos Centros POP's Glória e Neuza Gomes, Equipe de Abordagem Social e Secretaria Estadual de Saúde.

“É importante que a população fique atenta aos sintomas clássicos da tuberculose, como tosse persistente, febre vespertina, sudorese noturna, falta de apetite  e emagrecimento. Pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais são suspeitas de ter a doença e devem procurar um serviço de saúde para se submeter a uma avaliação clínica e realização de exames. Todo o tratamento, que dura em média seis meses, é gratuito”, afirma a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Cândida Ribeiro.

Ela ressalta que o frequente abandono ao tratamento, além de impossibilitar a cura, pode ocasionar resistência aos medicamentos preconizados. Atualmente Pernambuco registra uma taxa média de abandono ao tratamento de 11%, enquanto que o preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) é abaixo de 5%.

“Nossa referência para pacientes que apresentam algum tipo de resistência às drogas é o Hospital Otávio de Freitas e o Hospital das Clínicas. Em relação aos pacientes coinfectados com HIV, a referência é o Hospital Correia Picanço. Já os casos que não apresentem qualquer intercorrência devem ser acompanhados nas unidades básicas de saúde”, frisa Cândida.

A tuberculose é um sério problema da saúde pública no Brasil, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo, segundo a OMS. No Brasil, a tuberculose é a quarta causa de morte por doenças infecciosas.

Serviço:

Assunto: Dia D de Combate à Tuberculose

Data: 24/3

Horário: 8 às 13h

Local: Centro POP Glória, situado à rua da Glória, 459, Boa Vista, Recife/PE