Má qualidade da água pode provocar doenças de veiculação hídrica

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/03/2015 às 5:00

Qualidade da água de rios, córregos e lagos brasileiros foi classificada como ruim (Foto: Free Images) Qualidade da água de rios, córregos e lagos brasileiros foi classificada como ruim (Foto: Free Images)

Neste Dia Mundial da Água (22/03), vale a pena propagar os achados de um estudo divulgado pela SOS Mata Atlântica sobre a qualidade da água de 301 pontos de coleta, em 111 rios, córregos e lagos brasileiros. Segundo a fundação, 40% das amostras foram classificadas como ruins ou péssimas.

O professor de Políticas de Saúde do curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina (FASM), Martin Euviro, explica os riscos enfrentados por causa do consumo de água contaminada.

“Quando ocorre a ingestão ou o uso de água imprópria, pode acontecer o que chamamos de doenças de veiculação hídrica, como problemas de pele e parasitoses intestinais. Além disso, enfermidades crônicas também podem ser agravadas”, diz Martin Euviro. Os sintomas mais comuns das infecções são os surtos diarreicos e as dores abdominais.

“As pessoas atingidas pela baixa qualidade da água são, na maioria das vezes, aquelas que pertencem ao grupo de risco: crianças e idosos. Além disso, quem tem um equilíbrio orgânico mais fragilizado, como aqueles que convivem com anemia, cardiopatia e hipertensão, pode ter a doença de base descompensada com o consumo de água imprópria", esclarece o médico.

Existem algumas precauções que podem ser tomadas para minimizar a possibilidade de contaminação. “Mais do que confiar no tratamento de água por parte das autoridades, alguns métodos podem ser adotados em casa, como adição de hipoclorito, fervura e/ou filtração”, indica. “A contaminação também pode vir das próprias caixas d’água. Assim, deve-se sempre verificar os reservatórios e garantir que estão higienizados", finaliza Martin Euviro.