Palestras e oficinas marcam Dia Internacional da Síndrome de Down no Guararapes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/03/2015 às 11:00
caleb_down_destaque FOTO:

Caleb é uma das crianças que recebem suporte da ONG Novo Rumo (Foto: Uiára Maia/Divulgação) Caleb é uma das crianças que recebem suporte da ONG Novo Rumo (Foto: Uiára Maia/Divulgação)

Para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, que acontece neste sábado (21/3), o Shopping Guararapes, em Piedade, na Região Metropolitana do Recife, conta com uma programação especial das 10h às 19h. Pela manhã, das 10h às 12h, quem estiver pelo centro de compras poderá participar de uma oficina de arte gratuita voltada para o ensino inclusivo.

O público ainda pode conferir uma série de palestras sobre inclusão social, além de participar de uma oficina de artes com materiais reciclados. A iniciativa, que acontece pelo segundo ano consecutivo, é uma parceria do shopping com a organização não governamental (ONG) Associação Novo Rumo, que fornece suporte a crianças com síndrome de Down, e com a Academia de Artes Zenilde Maria.

A Novo Rumo inicia o ciclo de palestras a partir das 14h30, com uma apresentação da geneticista e diretora médica da Novo Rumo, Paula Arruda, que falará sobre bebês com Down. Na sequência, a terapeuta ocupacional Mariana Cavalcanti dará dicas sobre estimulação precoce dos bebês com a síndrome.

Já as psicopedagogas Helena Possidônio e Katiane Florêncio falarão sobre desafios no aprendizado. Para encerrar o ciclo de palestras, a defensora pública Natalli Brandi ministra palestra sobre cidadania e a inclusão social.

Para encerrar o bate-papo, a Academia de Artes Zenilde Maria preparou apresentações especiais de dança e música com algumas crianças com Down, que serão seguidas de depoimentos de famílias e de uma apresentação de capoeira do grupo Chapeu de Couro e a Novo Rumo.