Dica do bem: Tenha uma boa noite de sono e fique em paz com a balança

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/03/2015 às 6:00
dormir-235 FOTO:

Mulher dormindo (Foto: Free Images) Especialista alerta que ter uma boa noite de sono contribui para o controle do peso (Foto: Free Images)

Você já ouviu falar que ter uma boa noite de sono pode ajudar a ficar em paz com a balança? A #dicadobem desta sexta-feira é para alertar que, sim, dormir bem é um dos requisitos para evitar problemas de peso. Pessoas que têm dificuldade para dormir, principalmente aqueles pacientes que convivem com apneia do sono, entram em uma espécie de ciclo vicioso. Por ter apneia, tendem a desenvolver, entre outras doenças, quadro de obesidade e não conseguem dormir bem.

Faça o teste

Você se considera uma pessoa com hábitos saudáveis? Que tal testar seus conhecimentos e saber se realmente você está fazendo as coisas da forma correta? Clique na imagem abaixo, conecte-se com seu Facebook, responda o quiz e compartilhe seu resultado com os amigos :)

"Principalmente quem tem apneia pode fazer hipóxia noturna, uma condição em que o organismo baixa a saturação do oxigênio. Essa hipóxia impede a redução do cortisol, hormônio que serve, entre outras coisas, para ajudar o organismo a controlar o estresse e reduzir inflamações. A hipóxia também estimula substâncias que são inflamatórias e contribuem para a obesidade", explica a endocrinologista Lúcia Cordeiro, do Hospital Barão de Lucena, localizado no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

Para evitar os sintomas clássicos de uma péssima noite de sono, como indisposição, sonolência e estresse, a especialista alerta para a prática de hábitos saudáveis. "O paciente deve procurar comer comidas leves à noite, não se alimentar muito tarde, assim como não usar estimulantes, como café, chá preto e refrigerantes, e manter atividade física regular." Por fim, se livre das atividades noturnas que acabam despertando sua atenção. "Se programe para dormir: desligue a luz e a televisão, pare de ler, de mexer no celular e desligue os LEDs dos aparelhos", conclui a médica.