Não menospreze a barulheira do ronco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/03/2015 às 10:55
ronco FOTO:

O ato de roncar é um indicativo de que a saúde não anda bem (Foto: Divulgação) O ato de roncar é um indicativo de que a saúde não anda bem (Foto: Divulgação)

O ronco é um sinal sonoro decorrente da dificuldade na passagem do ar pela garganta, possivelmente por aumento da resistência nas vias aéreas, causada por uma obstrução. Ou seja, é um alerta de que algo não está bem com a nossa saúde.

O otorrinolaringologista José Ricardo Lemos, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), explica que as causas do ronco são variadas e contemplam formação anatômica (como palato ou amígdalas grandes, adenoide ou desvio de septo). Há ainda fatores que também relaxam a musculatura local, como a ingestão de bebidas alcoólicas, o que impede a passagem do ar.

"Pessoas com obesidade também roncam mais porque têm dificuldade de respirar. O aumento da circunferência do pescoço, provocado pelo acúmulo de gordura, diminui o espaço das vias aéreas e aumenta a obstrução”, diz Lemos. Pessoas que fumam, que têm refluxo gastroensofágico, que estão no climatério e idosos têm maior probalidade de roncar. É mais frequente entre os homens (principalmente acima dos 50) do que nas mulheres.

A pessoa que ronca geralmente apresenta apneia, caracterizada pela parada respiratória durante o sono. “Quem não dorme bem não vive bem”, afirma o otorrinolaringologista. Para descobrir o grau de apneia e dar início ao tratamento, é necessário fazer um exame chamado polissonografia, que permite o acompanhamento das fases do sono e padrão respiratório.

No caso de pacientes que roncam, mas não apresentam apneia ou tem um quadro de leve a moderado, uma das opções são os aparelhos intraorais. Para casos mais graves, a recomendação é o CPAP (sigla em inglês para pressão positiva na via aérea), considerado o padrão ouro do tratamento. Trata-se de uma máscara, acoplada a um equipamento que insufla ar pelo nariz a partir de uma determinada pressão, o que faz com que as obstruções diminuam.