Operação Pescado: fique de olho nos peixes vendidos para a Semana Santa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/03/2015 às 12:00
peixe_destaque FOTO:

Peixes devem ficar no meio do gelo em escama (Foto: Free Images) Peixes devem ficar no meio do gelo em escama (Foto: Free Images)

Com a proximidade da Semana Santa, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife alerta sobre cuidados com os pescados. Durante reunião, realizada na segunda-feira (16/3), donos de supermercados e mercadinhos receberam orientações sobre as exigências dos órgãos fiscalizadores. A nutricionista e chefe do Setor de Controle de Alimentos da Visa, Geise Belo, alerta que muitas das práticas comuns nos locais de venda não são adequadas.

"A superfície, como tábuas, bancadas e mesas, onde são manipulados os peixes, não pode ser de madeira. Ela deve ter revestimento com material adequado para facilitar a limpeza. Também não é permitido embrulhar o pescado diretamente em jornal. O produto deve ficar no meio do gelo em escama, a fim de evitar a proliferação de micro-organismos”, explicou.

Um dos problemas apontados pela Visa é que alguns comerciantes querem vender peixe de forma improvisada, somente durante o período que antecedente a Semana Santa, não cumprindo com as normas estabelecidas. “A Vigilância Sanitária intensificará as fiscalizações e contará com a ajuda dos consumidores, que agora estão mais exigentes”, afirma a gerente da Visa Recife, Adeílza Ferraz.

De acordo com o chefe da Unidade de Inspeção da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), André Sérgio Dias, o órgão também exigirá qualidade dos produtos. “O nosso trabalho vai se somar ao da Visa. Portanto, vamos verificar transporte, armazenamento e exposição, a fim de garantir que o produto chegue seguro ao consumidor”, disse.

A Operação Pescado começa na próxima semana e fiscalizará peixarias, mercados públicos, supermercados e mercadinhos de toda a cidade.