Laboratório do Imip ajuda família a construir relação saudável com os bebês

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/03/2015 às 15:00
bebê_destaque FOTO:

Expressões corporais e rotina de sono são alguns pontos examinados por equipe interdisciplinar (Foto: Free Images) Expressões corporais e rotina de sono são alguns pontos examinados por equipe interdisciplinar (Foto: Free Images)

Analisar as formas de comunicação dos bebês com seus pais e familiares e examinar a construção desses laços afetivos, a partir dos estudos dos psicanalíticos de Freud, Klein e Esther Bick são missões abraçadas pelo Laboratório de Observação da Relação Pais/Bebê do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife.

A atividade funciona em parceria com a unidade neonatal, o serviço de psicologia da unidade e a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). "O espaço foi criado com o intuito de prevenir ou diminuir os impactos de situações dolorosas, para o bebê e a família, que podem colocar em risco a saúde e o desenvolvimento psíquico e biológico dessas crianças”, explica a chefe do setor, a pediatra Geisy Lima.

O olhar da criança, as expressões corporais, os sons emitidos e a cadência diária de sono são alguns pontos examinados por uma equipe interdisciplinar, segundo a tutora do laboratório, a psicóloga Deborah Foinquinos.

"A escolha do bebê é feita no momento em que eles aguardam a consulta de rotina na sala de espera da unidade ou quando é detectada a necessidade de acompanhamento por apresentar algum problema específico, como dificuldades na separação do vínculo com a mãe, alterações nas funções biológicas ou dificuldades dos pais em cuidar e se relacionar com seu bebê", diz Deborah.

Todas as quartas-feiras um bebê é escolhido para ser observado no espaço. “Cada sessão dura de 30 a 60 minutos com o apoio de um estudante de psicologia, que registra com uma câmera e transmite o atendimento, em tempo real, para os outros estudantes do mesmo curso que estão no Imip”, acrescenta a psicóloga.

Após cada observação, a equipe da Unidade Canguru do Imip e os estudantes da FPS se reúnem para interpretar os casos. O Laboratório de Observação de Bebês está em processo de testes do sistema de teleconferência para que outros estudantes da FPS e demais profissionais do Imip possam ter acesso ao serviço e colaborar com troca de experiências.