Dica do bem: Controlar a glicose ajuda a ter boa memória

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/03/2015 às 12:02
exercícios-235 FOTO:

Exercícios (Foto: Marcelo Soares/Acervo JC Imagem) Controlar a glicose ajuda a evitar problemas de memória, como a doença de Alzheimer, cuja incidência aumenta com o envelhecimento (Foto: Marcelo Soares/Acervo JC Imagem)

Aumentar a prática de atividade física, optar por uma alimentação balanceada e buscar controlar o peso. Esses e outros hábitos saudáveis ajudam a diminuir a resistência do organismo à insulina, disfunção que faz com que o organismo eleve significativamente os níveis desse hormônio para que as células consigam utilizar a glicose do sangue. Manter esse estilo de vida saudável é importante para evitar a  intolerância à glicose, uma condição também conhecida como pré-diabetes.

A #dicadobem desta segunda-feira é justamente para alertar que a resistência à insulina e a hiperinsulinemia estão associadas ao risco elevado de declínio cognitivo, particularmente de problemas da memória, que é um dos sinais mais expressivos da doença de Alzheimer, cuja incidência aumenta com o envelhecimento.

"Uma pessoa com diabetes geralmente tem problemas com peso e risco elevado de desenvolver doenças cardiovasculares. Tudo isso aumenta o estresse oxidativo celular, o que favorece alterações inflamatórias. Isso possivelmente provoca disfunções cognitivas", explica a neurologista Terce Liana Menezes.

A especialista alerta também para a importância de fazer o diagnóstico precoce da diabetes e da pré-diabetes. "Acredita-se que a resistência à insulina gera o aumento do estresse oxidativo, que está diretamente relacionado com o aumento da produção de placas amiloides no cérebro, o que favorece o aparecimento da doença de Alzheimer", finaliza a neurologista.