Dica do bem: Perdoar é bom para a saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/03/2015 às 9:00
abraço-235 FOTO:

Abrir mão de sentimentos destrutivos é uma forma de descomplicar a vida. Mágoa e rancor são alguns dos exemplos (Foto: Free Images) Abrir mão de sentimentos destrutivos, como mágoa e rancor, é uma forma de descomplicar a vida. (Foto: Free Images)

A #dicadobem deste sábado volta a atenção para a nossa saúde emocional. Vamos falar de perdão? Além de fazer bem ao coração, perdoar faz bem (e muito) à saúde. Traz alívio e conforto não só para aquele que perdoa, mas também para quem é perdoado.

"Raiva e mágoa só fazem mal para as pessoas. Então, quando geralmente desculpamos alguém, estamos nos perdoando também", explica a terapeuta comportamental Jacira Andrade. Abrir mão de sentimentos destrutivos, defende a psicóloga, descomplica a rotina. "O ideal é não dificultarmos as coisas."

E tem mais: pedir perdão também é importante no processo de aprendizado. "É um amadurecimento para os dois lados. Precisa existir sinceridade para quem desculpa como para quem pediu perdão. Quem desculpou não pode fazer de conta e continuar com a mágoa na cabeça. E aquele que errou precisa passar por cima e reconhecer", finaliza Jacira Andrade.