Hospital Jayme da Fonte alcança a marca de 700 transplantes de fígado

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/03/2015 às 16:40

Hospital Jayme da Fonte Cirurgias são resultado de uma parceria entre o Jayme da Fonte e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Foto: Divulgação)

O Hospital Jayme da Fonte, no Recife, realizou recentemente o transplante de fígado nº 700 - um marco na história da unidade, que hoje ocupa o 2º lugar no ranking nacional de transplantes entre hospitais particulares (atrás apenas do Hospital Israelista Albert Einstein, em São Paulo).

As cirurgias, consideradas de grande complexidade, exigem muita tecnologia e trabalho integrado de uma equipe multidisciplinar. O trabalho é fruto da Unidade de Transplante de Fígado (UTF), uma parceria entre o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, também no Recife, e o Jayme da Fonte. A UTF existe há 15 anos e hoje atende pessoas de todas as regiões do Brasil. Além disso, após as cirurgias, 90% dos pacientes que recebem o fígado têm chance de cura.

A UTF já alcançou a marca de 900 transplantes - a maior parte delas realizada no Jayme da Fonte. Recentemente, as equipes médicas fizeram um transplante dominó (método que permite realizar dois transplantes ao mesmo tempo, em que um único doador salva duas vidas).

“É muito importante para a UTF poder contar com a estrutura física e humana oferecida pelo Jayme da Fonte para atender pacientes do Sistema Único de Saúde. Essa parceria, que existe há mais de dez anos, trouxe a possibilidade de ampliar o atendimento e melhorar os resultados obtidos após as cirurgias", diz o médico cirurgião Cláudio Lacerda, coordenador da equipe que envolve cirurgiões, anestesistas, clínicos, imagenologistas, intensivistas, enfermeiros e fisioterapeutas. O hospital deve chegar ainda, neste ano, ao transplante de número mil.