Dica do bem: Cochilar e relaxar favorecem a produção de leite materno

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/03/2015 às 6:00
amamentação_destaque FOTO:

A produção do leite materno se dá por demanda: quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz (Foto: Michele Souza/Acervo JC Imagem) A produção do leite materno se dá por demanda: quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz (Foto: Michele Souza/Acervo JC Imagem)

No pós-parto, a mulher vivencia uma leque de alterações físicas e emocionais, além de ter que lidar com novas responsabilidades, como a amamentação e outros cuidados com o bebê. A #dicadobem de hoje orienta que, nessa fase, todo o estado emocional das mães pode interferir no fluxo de leite materno. Portanto, mesmo que a nova rotina seja agitada e cansativa, é importante que a mãe procure descansar sempre que possível para a produção desse alimento tão precioso para o bebê não cair.

"Quando a mulher está relaxada e tem bons pensamentos, aumenta-se a saída do leite materno. E o contrário também acontece: diante do estresse, o hormônio ocitocina, que ajuda a promover a saída do leite materno, é inibido. Assim, o fluxo diminui", explica a pediatra a Bernadete Dantas, coordenadora do Ambulatório do Banco de Leite Humano do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife (PE).

A médica sugere que a mãe aproveite os horários em que o neném dorme para descansar também. "Dar cochilos ao longo do dia, seguindo mesmos horários em que o bebê dorme, faz a mãe ficar mais calma, o que favorece a produção de leite materno", avisa Bernadete.

A pediatra ainda frisa que o fato de a mãe estar tranquila e relaxada estimula a liberação do hormônio ocitocina, que é produzido numa região do cérebro que regula as emoções e tem a missão de dar início ao fluxo de leite materno. "Ele estimula a saída do alimento pelos alvéolos internos, que produz o leite. Para isso acontecer, é preciso que a mãe afaste qualquer tipo de tensão", orienta Bernadete.

E mais uma dica da pediatra: "A produção desse alimento precioso se dá por demanda: quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz, inclusive aquela que deu à luz gêmeos". Para sucesso na amamentação, é importante ainda não pular as refeições, fazer lanches e beber bastante água, inclusive durante e entre as mamadas.

Saiba mais sobre uma amamentação tranquila neste vídeo com Bernadete Dantas: