Curso capacita profissionais para tratamento de pessoas que compram compulsivamente

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/03/2015 às 12:56
compra compulsiva_destaque FOTO:

Cerca de 5% da população mundial não conseguem segurar a carteira e perdem o controle sobre as despesas (Imagem: Free Images) Cerca de 5% da população mundial não conseguem segurar a carteira e perdem o controle sobre as despesas (Imagem: Free Images)

O auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE) sedia, nos dias 21 e 22 de março, worshop sobre compra compulsiva, realizado pela Associação Viver Bem. A entidade, com sede em São Paulo, tem como objetivo difundir a promoção da qualidade de vida e o bem-estar para pessoas que vivem com transtorno do impulso, cuja característica é a falha em resistir a impulsos, instintos ou desejo de realizar um ato que é prejudicial.

Estima-se que cerca de 5% da população mundial não conseguem segurar a carteira e perdem o controle sobre as despesas.

O curso será ministrado por profissionais do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (Pro-Amiti) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e é aberto a qualquer profissional de saúde e de outras áreas interessado em comportamento do consumidor.

“Vamos orientar os participantes do curso a conduzir de forma adequada o tratamento de quem compra compulsivamente. É um transtorno que pode ser revertido. Ou seja, a pessoa tem chances de voltar a ter uma relação normal e saudável com o dinheiro”, explica o psiquiatra Hermano Tavares, que apresentará a experiência do Pro-Amiti no workshop e compartilhará experiências terapêuticas.

“A partir desse curso, será criado um protocolo de atendimento de terapia cognitivo-comportamental direcionado a compra compulsiva”, diz a psiquiatra pernambucana Kátia Petribú, que integra o Consórcio Nacional para Estudo de Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (C-TOC), grupo que também está responsável pela realização do evento.

Atendimento no Hospital Universitário Oswaldo Cruz

O workshop é o pontapé inicial para um serviço de terapia cognitivo-comportamental de grupo que será implantado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife, através da através da Unidade de Pesquisa Clínica (Unipeclin). “Vamos oferecer um suporte completo a quem não consegue controlar a compra compulsiva”, diz a psicóloga Ilduara Valéria Ferraz, mestre em neuropsiquiatria e ciências do comportamento.

Em abril, esse acompanhamento será iniciado. Os pacientes que desejarem suporte já podem entrar em contato com o Unipeclin/Huoc. “O objetivo da terapia cognitivo-comportamental é trabalhar a forma de pensar em relação ao comprar. Ajudamos as pessoas a organizar a vida para que não fiquem vulneráveis ao consumo exacerbado”, complementa Ilduara.

O atendimento será feito em parceria com o Núcleo de Proendividados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). “O projeto para implementação do convênio está sendo formatado. Muitas das pessoas na condição de endividamento que nos procuram precisam de suporte terapêutico. Vamos encaminhá-las para o serviço do hospital”, observa a juíza Nalva Campello, coordenadora do Proendividados.

Serviço:

* Informações sobre o workshop: 81 3242-3264 / 81 9221-0397 / 81 9213-8493

* Onde procurar ajuda: Programa Proendividados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (81 3225-0209) e Unidade de Pesquisa Clínica do HUOC/Procape (81 3184-1384)