Câncer de rim: Conheça estratégias preventivas e opções terapêuticas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/03/2015 às 5:45

É importante procurar um especialista quando houver dores lombar e abdominal, como também sangue na urina (Foto: Reprodução/Internet) É importante procurar um especialista diante de sintomas como dores lombar e abdominal, como também sangue na urina (Foto: Reprodução/Internet)

O Dia Mundial do Rim, marcado hoje (12/3) por uma série de atividades, foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento das doenças relacionadas aos rins.

A médica oncologista Liliane Chousinho, da Oncoclínica, no Recife, orienta que a estratégia preventiva para o câncer de rim inclui o adeus ao tabagismo, o controle do peso, a adoção de uma alimentação equilibrada (rica em frutas, fibras e vegetais), a prática de exercícios físicos e o controle da pressão arterial.

Para a oncologista, na fase inicial, o câncer de rim não costuma apresentar sintomas, o que prejudica o diagnóstico precoce. Mas é importante procurar um especialista quando houver sangue na urina, dor abdominal ou na lombar. O diagnóstico geralmente é feito através do ultrassom e, se encontrado algum nódulo, é recomendada a tomografia computadorizada. A cintilografia óssea deve ser utilizada para a avaliação de metástases ósseas.

O tratamento deve ser feito de acordo com o aspecto do tumor. Em alguns casos, é feita a retirada total ou parcial do rim. A médica ressalta que a quimioterapia e a radioterapia apresentam pouca resposta. O tratamento mais adequado é a imunoterapia.

Confira vídeo do Oncoguia sobre fatores de risco do câncer de rim: