Dica do bem: Encarar o medo é a melhor forma de espantá-lo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/03/2015 às 6:00
medo_destaque FOTO:

Sensação ruim que acompanha o medo pode prejudicar o dia a dia (Foto: Free Images) Sensação ruim que acompanha o medo pode prejudicar o dia a dia (Foto: Free Images)

Em alguns momentos da vida, é comum sentirmos medo de algo: de dirigir, de viajar de avião, de ser acometido por alguma doença e de falar em público, entre outras fobias. A #dicadobem de hoje mostra que a melhor forma de vencermos qualquer tipo de medo é enfrentá-lo de forma gradual.

"Quanto mais as pessoas evitam lidar com qualquer situação que apavora, mais elas alimentam esse sentimento, o que pode favorecer o pânico descontrolado, prejudicar a qualidade de vida e as relações sociais", diz a psicóloga Ilduara Sidrim, mestre em neuropsiquiatria e ciências do comportamento. Ela ressalta que a forma ativa de enfrentarmos momentos de vida estressantes ou problemáticos tem muita importância para o nosso bem-estar físico e psicológico.

"Quando enfrentamos aquilo que nos incomoda, começamos a nos habituar a essa situação, que termina deixando de trazer desconforto. Durante o atendimento psicológico, conversamos com o paciente sobre o medo que ele alimenta, a fim de desmistificar tudo aquilo que traz perturbações", explica Ilduara.

Esse enfrentamento, segundo a especialista, é uma técnica da terapia cognitivo-comportamental, que estimula a exposição gradual frente a uma situação causadora do medo, o que ajuda a pessoa a deixar de lado crenças irracionais. "Se o medo é de elevador, oriento a usá-lo aos poucos. Primeiramente, com uma pessoa de confiança. Aos poucos, o paciente vai se habituando com a situação, sem vê-la como uma ameaça", finaliza Ilduara.