Diabetes favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/03/2015 às 10:49

Aferir pressão Controlar a pressão arterial e seguir orientação médica são alguns dos cuidados essenciais para diabéticos (Foto: Acervo JC Imagem)

Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) apontam que aproximadamente 13 milhões de pessoas sofram de diabetes no País. A doença é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

O risco de uma pessoa com diabetes ter um infarto chega a 40% a mais nos homens e 50% a mais nas mulheres, em comparação a quem não tem a doença. A diabete tipo 2 favorece ainda o aparecimento de problemas cardiovasculares. A diabetes tipo 1, apesar de ser menos frequente e iniciada na infância ou na adolescência, também oferece riscos para o coração.

Praticar atividades físicas regulares, reduzir carboidratos e realizar refeições em horários específicos podem prevenir e controlar a diabetes, assim como auxiliar no bom funcionamento do coração. "Em muitos casos, pode ser necessária a prescrição de medicamentos para controlar a glicemia do paciente", explica o cardiologista e clínico geral do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, Abrão Cury.

É necessário cuidado redobrado mesmo durante o tratamento. "Afinal, sempre haverá tendência de obstruções das artérias. É importante não procurar por orientação médica apenas em momentos mais sérios de saúde, e sim com regularidade, o que ajuda a prevenir doenças associadas a diabetes, que podem trazer consequências sérias à saúde se não forem controladas", frisa o médico.