Confira os exames que não podem faltar no check-up de toda mulher

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/03/2015 às 6:00

Mamografia faz parte do check-up da mulher (Foto: Guga Matos/JC Imagem) Mamografia faz parte do check-up da mulher (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, vamos lembrar os cuidados com a saúde e os exames preventivos dos quais não devemos abrir mão? Toda essa precaução deve ser rotineira, pois nem sempre o corpo dá sinais de que tem algo de errado acontecendo. Prova disso é o elevado número de doenças em estágio avançado poderiam ser detectadas precocemente com um check-up periódico.

O ginecologista Waldemy Carvalho, do Hospital Jayme da Fonte, alerta que exames periódicos podem tomar menos tempo do que se imagina e são fortes aliados da vida saudável quando somados a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos. “Para a qualidade de vida da mulher, exames ginecológicos adequados para cada idade são fundamentais”, afirma o ginecologista.

Ele ainda explica que os maiores índices de doenças que atingem as mulheres vêm do sistema reprodutor e, por isso, o check-up deve fazer parte da rotina de toda mulher depois da primeira menstruação.

Ainda segundo Waldemy, os exames são solicitados de acordo com a necessidade de cada mulher. “Uma bateria de exames preventivos pode ser realizada em apenas uma manhã, sendo capaz de detectar precocemente diversas doenças assintomáticas. Mesmo as adolescentes deveriam reservar um tempo na agenda para ir ao médico”, frisa o ginecologista.

Confira alguns exames importantes:

- Papanicolau: Analisa células retiradas do colo do útero, identificando se existem células cancerígenas antes da formação do câncer. Ele deve ser feito anualmente por mulheres que têm vida sexual ativa ou mais de 20 anos.

- Colposcopia: É feita através do colposcópio, aparelho que aumenta a imagem várias vezes dando detalhes de lesões no colo uterino, como aceto-brancas, cervicites, mosaico, displasias do colo uterino e até mesmo suspeita de HPV - vírus muito associado ao câncer de colo do útero. Deve ser feito anualmente.

- Mamografia e ultrassonografia das mamas: Graças a eles, é possível diferenciar cistos mamários de tumores sólidos e, até mesmo, do câncer de mama. O médico pode solicitar a ultrassonografia em qualquer idade. Já a mamografia é indicada para as mulheres com mais de 35 anos, que devem realizar o exame uma vez por ano. Mulheres com histórico familiar de câncer, que menstruaram cedo ou engravidaram depois dos 30 anos, devem ficar ainda mais atentas.

- Ultrassom transvaginal: Identifica cistos no ovário, mioma e tumores, prevenindo o câncer de endométrio e ovário. É um exame simples feito através de um transdutor que é introduzido na vagina e deve ser feito a partir dos 40 anos.

- Desintometria óssea: Mede a densidade dos ossos e, assim, ajuda a identificar a osteoporose. O exame deve ser feito anualmente por mulheres após os 50 anos - ou antes, em caso de antecedentes familiares de osteroporose.

- Videolaparoscopia diagnóstica: É um exame solicitado em casos de dores pélvicas frequentes em que possa existir a suspeita de endometriose. Ele pode ser feito por mulheres de todas as idades.

- Histeroscopia: É a visualização interna do útero através do histeroscópio. O exame é solicitado pelo médico em casos de sangramentos vaginais ou de espessamento da cavidade uterina. Ele também pode ser feito em qualquer idade, dependendo do quadro clínico da paciente.