Rosa Arcuri, hematologista, é coroada pela dedicação ao trabalho humano na medicina

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/03/2015 às 21:50

Rosa Arcuri é médica hematologista (Foto: Renato Filho/Divulgação) Rosa Arcuri é médica hematologista (Foto: Renato Filho/Divulgação)

Fui paciente da hematologista Rosa Arcuri, da clínica Multihemo, no Recife, durante toda a gestação e pós-parto, quando precisei me cercar de cuidados por causa da trombofilia - uma condição que favorece o desenvolvimento de trombose ou outras alterações em qualquer período da vida, especialmente na gravidez, parto e pós-parto.

Graças a ela, essa fase foi muito tranquila, sem complicações. Portanto, fiquei imensamente feliz por ela ser homenageada na noite de hoje (5/3) na categoria medicina e saúde da edição deste ano do Prêmio Tacaruna Mulher.

Para a médica, a premiação louva o trabalho que ela tem abraçado há mais de três décadas como médica. "Foi uma grande honra ser lembrada nessa categoria. Trabalhamos duro para o bem-estar de cada paciente e vemos a evolução clínica de cada pessoa como a nossa evolução também", diz Rosa, que vê o atendimento humanizado como a garantia de satisfação dos pacientes e como ponto de criação de um vínculo em situações geralmente delicadas e sensíveis.

"Quando criamos laços éticos com nosso paciente, escutamos, somos cordiais e olhamos nos olhos da pessoa, conseguimos ter boas experiências e mostrar como é importante determinado procedimento para o futuro", acredita a médica. "Essa homenagem diz que nossa prática está no caminho certo e nos motiva."

Formada em medicina em 1977, pela Universidade de Pernambuco, Rosa Arcuri tem residência e pós-graduação em hematologia, já foi dirigente em diversas palestras sobre a especialidade, além de ser uma das fundadoras da Multihemo, clínica com especialidade em oncologia, hematologia e hemoterapia.