Recife promove mutirão de ultrassonografias aos sábados para diminuir fila de espera

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/03/2015 às 18:00

Mulheres não podem deixar de lado exames periódicos das mamas (Foto: Divulgação) Mulheres não devem deixar de lado exames periódicos das mamas (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde do Recife inicia, neste sábado (7/3), um mutirão para diminuir as filas de espera para a realização ultrassonografia (USG) obstétrica e mamária. Os exames serão feitos na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, especificamente para as mulheres que estão com exames marcados nas unidades de saúde do Recife através do Sistema de Regulação (Sisreg). Os agendamentos serão comunicados via SMS e telefone.

Serão ofertadas 25 ultrassonografias no turno da manhã para gestantes, das 8h às 12h, e mais 25 no turno da tarde, das 14h às 16h. Durante a semana, também serão ofertados mais 20 exames, seguindo o mesmo critério de agendamento. Toda ação seguirá até o dia 30 de maio para mulheres em diferentes idades gestacionais, com o objetivo de diagnosticar as condições de saúde da mãe ou do bebê nesse período, bem como a prevenção de doenças mamárias.

A secretária Executiva de Regulação, Fernanda Casado, ressalta a importância do cancelamento do agendamento, caso a paciente não possa comparecer, através do telefone (81 3355-7400), das 7h às 18h, de segunda a sexta. “Lembramos que, quando a usuária não comparece e não avisa, impede que outra pessoa possa fazer o exame”, destaca Fernanda.