Proteste reprova oito antitranspirantes, que não reduzem sudorese

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/03/2015 às 9:00

Das marcas avaliadas pela Proteste, nenhuma atinge redução mínima de 20% na sudorese (Foto: Proteste/Divulgação) Das marcas avaliadas pela Proteste, nenhuma atinge redução mínima de 20% na sudorese (Foto: Proteste/Divulgação)

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) realizou um teste com oito aerossóis antitranspirantes e percebeu que os produtos analisados não cumprem totalmente o seu papel. De todas as marcas avaliadas, nenhuma atinge a redução mínima de 20% na sudorese – algumas não chegam nem perto disso. Por outro lado, os produtos testados conseguem afastar o mau odor da região.

É importante destacar que os termos antitranspirante e desodorante são geralmente usados sem distinção, o que pode causar confusão. Os antitranspirantes inibem a atividade das glândulas sudoríparas, que passam a produzir menos suor. E os desodorantes contêm apenas agentes antibacterianos, que evitam o odor do corpo sem controlar o suor. Um mesmo produto, vale salientar, pode ser antitranspirante e desodorante.

No teste em uso, cada produto foi avaliado por 30 mulheres (para os femininos) e 30 homens (para os masculinos). Eles avaliaram, entre outros itens, a facilidade de uso e a não irritabilidade da pele.

Clique aqui e confira como os produtos foram avaliados.