Metade dos brasileiros não vai ao oftalmologista anualmente, diz pesquisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/03/2015 às 12:00

olho Entre os entrevistados, 64% têm alguma dificuldade de enxergar (Foto: Free Images)

Quando o assunto é saúde ocular, os brasileiros fazem vista grossa para a prevenção, apesar de 77% afirmarem que a visão é um sentido muito importante. É o que mostra pesquisa online coordenada pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas (SP). Desenvolvida de 13 de janeiro a 12 de fevereiro deste ano, contou com a adesão de 814 pessoas, entre 25 e 65 anos.

A pesquisa revela que metade dos entrevistados não faz acompanhamento oftalmológico anualmente, embora 64% tenham alguma dificuldade de enxergar. Para Leôncio Queiroz Neto, a falta de acompanhamento está relacionada ao fato de 47% acreditarem que os problemas de visão são percebidos logo que aparecem.

O especialista ressalta que, no início, a maioria das doenças oculares passam despercebidas, com de conjuntivite, terçol ou inflamação da córnea.

O estudo também mostra que 35% dos brasileiros guardam colírio como se fosse medicamento oral para ser compartilhado com alguém da família. Isso é um erro colírio é igual à escova de dente: não pode ser compartilhado. Depois de aberto, perde-se a validade em 30 dias.