Dica do bem: Incremente o cardápio com frutas secas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/03/2015 às 16:46
damasco_destaque FOTO:

Damasco é uma opção de fruta seca para o lanche (Foto: Alexandre Severo/Acervo JC Imagem) Damasco é uma opção de fruta seca para o lanche (Foto: Alexandre Severo/Acervo JC Imagem)

Frutas secas como damasco, uva-passa, ameixa seca, figo e tâmara dão um gostinho e um toque especiais às refeições, como também oferecem benefícios para a nossa saúde. As mesmas propriedades são oferecidas pelos frutos secos oleaginosos, como amêndoas, castanhas-do-pará, castanha de caju e nozes.

"As frutas secas passam por um processo em que são retirados cerca de 80% de água. Dessa maneira, nutrientes como fibras se mantêm concentrados. Por outro lado, é preciso ficarmos atentos às calorias e não exagerar nas porções", diz a nutricionista Bárbara Portela, da rede hortifrúti Frutaria, que tem lojas nos bairros de Boa Viagem e do Espinheiro, no Recife.

Faça o teste

Você se considera uma pessoa com hábitos saudáveis? Que tal testar seus conhecimentos e saber se realmente você está fazendo as coisas da forma correta? Clique na imagem abaixo, conecte-se com seu Facebook, responda o quiz e compartilhe seu resultado com os amigos :)

Ela informa que, em 100 gramas de damasco desidratado, por exemplo, pode ter mais calorias do que na mesma quantidade do alimento in natura. "Por outro lado, a fruta seca pode ter mais fibra do que a in natura, o que é uma opção para quem tem constipação intestinal. Como nas frutas desidratadas é retirada a água, é preciso associar o consumo delas a um aumento na ingestão de líquidos para controlar a prisão de ventre", explica Bárbara.

Castanha-do-pará é uma ótima fonte de selênio (Foto: Alexandre Severo/Acervo JC Imagem) Castanha-do-pará é uma ótima fonte de selênio (Foto: Alexandre Severo/Acervo JC Imagem)

Também vale adicionar as oleaginosas ao nosso cardápio diário. Elas podem ser colocadas nos lanches ou saladas. Elas são fontes de minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis. Como o próprio nome diz, são ricas em óleo, além de gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. A castanha-do-pará, por exemplo, é uma ótima fonte de selênio, que funciona como antioxidante porque protege nosso organismo dos radicais livres. A dica é consumir de uma a duas por dia.