Incremente a refeição com batata-doce e aproveite os benefícios desse tubérculo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/03/2015 às 6:00
Frango com batata-doce_destaque FOTO:

O baixo índice glicêmico é um dos pontos fortes da mistura entre frango e batata-doce na refeição (Foto: DNA Natural/Divulgação) O baixo índice glicêmico é um dos pontos fortes da mistura entre frango e batata-doce na refeição (Foto: DNA Natural/Divulgação)

Há alimentos que nos ajudam a fazer as pazes com balança, como também a prevenir os riscos que acompanham a obesidade e as doenças associadas ao excesso de peso, como a diabete e a hipertensão. Aqui no Brasil, podemos nos vangloriar dos tubérculos - que, pelas características funcionais que possuem, turbinam a nossa pirâmide alimentar.

Ao nosso favor, estão a batata-doce e o inhame, como bem menciona a médica gastroenterologista Suênia França, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela ressalta que esses tubérculos ganham o título de vedete da culinária porque têm baixo índice glicêmico.

“Fazem parte desse grupo os alimentos que são digeridos de forma mais lenta pelo nosso organismo. Eles liberam a glicose gradualmente e evita que ela seja armazenada em forma de gordura. Por isso, promovem a mais saciedade por mais tempo”, explica Suênia.

Para quem deseje incrementar o cardápio com pratos que privilegiam os tubérculos, a rede DNA Natural compartilha conosco a receita do frango com batata-doce. Vamos conferir?

Ingredientes

2 filés pequenos de peito de frango

1 unidade grande de batata-doce

2 folhas médias de alface crespa

1 folha média de alface americana

1 folha média de rúcula

Modo de preparo

1. Limpar a batata-doce, a alface e a rúcula, retirando principalmente os excessos de terra. Reservar a alface e a rúcula.

2. Colocar as batatas no fundo da panela e preencher com água até cobri-las completamente. Levar ao fogo

3. Após a água ferver, reduzir o fogo e deixar cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que a batata-doce fique macia

4. Enquanto espera esfriar a batata, em uma frigideira antiaderente, grelhe os peitos de frango

5. Descascar a batata ainda morna e cortá-las em fatias médias

6. No momento em que for montar o prato, rasgue com as mãos as folhas de alface e de rúcula. Na parte superior do prato coloque as folhas rasgadas. Em um dos lados, coloque o frango grelhado e do outro a batata-doce

Vantagens da receita

Baixo índice glicêmico

Fonte de vitaminas A, E, K e C

Rica em fibras, ferro e potássio

Fonte de energia para o exercício físico

Auxilia na recuperação pós-treino e no ganho de massa muscular