Dica do bem: Nem todo mundo que treina precisa acrescentar suplementos à dieta

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/03/2015 às 9:00
suplemento_alimentar FOTO:

Suplemento alimentar é considerado um substituto da refeição (Foto: Divulgação) Suplemento alimentar é considerado um substituto da refeição (Foto: Reprodução/Internet)

Hoje iniciamos a seção Dica do bem, que traz dicas sobre todos os temas que já abordamos aqui, no Casa Saudável. Queremos passar informações simples, transmitidas de forma didática por especialistas. Se você tiver alguma dúvida sobre qualquer assunto relacionado à saúde, sinta-se à vontade para nos enviar ([email protected]). Vamos esclarecer com um especialista e publicamos aqui.

É bom reforçar que as dicas estão disponíveis com objetivo exclusivamente educacional. Dessa maneira, nosso conteúdo não pretende substituir consultas médicas, realização de exames e tratamentos médicos. Converse sempre com um profissional de saúde, a pessoa mais adequada para esclarecer todas as suas perguntas. E nunca se esqueça de que o direito à informação correta é essencial para a prevenção e o sucesso do tratamento.

Vamos lá à #dicadobem de hoje: 

Para começar, falamos hoje sobre o uso dos suplementos alimentares. Vira e mexe, sempre ouvimos que alguém está interessado em tomá-los para que o exercício físico ofereça um melhor resultado, como perda de peso, ganho de massa muscular e corpo definido. A questão é que nem todo mundo que treina precisa acrescentar suplementos à dieta.

O alerta vem da nutricionista Maria Lúcia Araújo, doutoranda em nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "Se a pessoa segue uma alimentação equilibrada, com cotas calóricas e proteicas adequadas, não tem motivos para cair na moda de tomar suplemento alimentar só pelo fato de fazer atividade física", diz Maria Lúcia.

Ela reforça que esse tipo de produto é um substituto da refeição, usado quando a pessoa não consegue fazer uma refeição. "Há suplementos, como o whey protein, cuja ingesta pode substituir um pedaço do frango do almoço. Ainda assim, para fazer uso de qualquer um deles, é preciso orientação e prescrição do nutricionista", acrescenta.

Há casos, inclusive, de pessoas que ganham peso porque adicionam o suplemento alimentar na dieta, que já tem um aporte calórico diário suficiente. Por isso e outros motivos, nada de tomar suplementos por conta própria.