Sala de aula hospitalar: crianças internadas para tratar câncer podem continuar estudos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/02/2015 às 13:00
câncer_destaque FOTO:

Detectado precocemente, o câncer em crianças e adolescentes chega a ter até 75% de chance de cura (Foto: Reprodução/Internet) Detectado precocemente, o câncer em crianças e adolescentes chega a ter até 75% de chance de cura (Foto: Reprodução/Internet)

A Prefeitura do Recife, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (Huoc/UPE), o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC/PE) e o Instituto Ronald Mc Donald assinam convênio, nesta segunda-feira (2/2), às 15h, para instalação da primeira classe hospitalar de Pernambuco.

Batizada de Semear, a sala de aula hospitalar permitirá que crianças e adolescentes internados da unidade deem continuidade aos estudos mesmo internados para tratamento contra o câncer.

Cerca de 25 pacientes internados no Centro de Onco-hematologia Pediátrica (CEONHPE) do Huoc/UPE passaram a ter aula de português, matemática, ciências, geografia, história e artes desde setembro, de forma experimental.

A iniciativa de criar a primeira classe hospitalar do Estado partiu do GAC/PE, que elaborou e vai coordenar o projeto dentro da sua proposta de tratamento humanizado. A Secretaria de Educação do Recife colabora com a mão de obra e o material didático, enquanto o Huoc disponibilizou o espaço físico para a instalação da sala.

Nessa fase inicial, também houve colaboração financeira do Instituto Ronald Mc Donald para implantação da estrutura.

A classe hospitalar, que é um tipo de atendimento educacional especializado, funcionará numa sala do 5º andar do hospital, onde se encontram alguns dos leitos de enfermarias para internamento. A turma é multisseriada, englobando estudantes e conteúdos das mais diversas séries da educação infantil e do ensino fundamental I. Em média, os alunos têm de 4 a 15 anos.