Recife lança campanha para intensificar ações de combate ao mosquito da dengue

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/02/2015 às 11:45

Cerca de 80% dos focos de dengue são encontrados nos domicílios (Foto: Divulgação)  Cerca de 80% dos focos de dengue são encontrados nos domicílios (Foto: Divulgação)

Para reforçar as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e chicungunha, a Prefeitura do Recife lançou ontem (26/2) a Campanha Cuidado! Pode ser na Sua Casa. Através da ação, pretende-se alertar que o combate ao mosquito é responsabilidade de todos: do poder público e da sociedade.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, disse que os números de casos notificados na cidade pedem o engajamento da população. “As primeiras semanas epidemiológicas de 2015 apontam para 962 casos notificados, com 132 confirmados, o que representa um aumento de 140% em relação ao mesmo período de 2014”, informou.

O secretário endossou que 80% dos focos de dengue são encontrados nos domicílios. Além disso, anunciou novas medidas dentro da campanha, que recebeu um aporte de R$ 400 mil do Ministério da Saúde.

Através da Ouvidoria de Saúde do Recife, serão enviados 20 mil SMS para os usuários do Recife, alertando sobre os perigos da dengue e a importância da hidratação oral.

Ainda entre as medidas que serão intensificadas, estão a atuação dos agentes de saúde ambiental e controle ambiental e controle de endemias nos finais de semana; a utilização de mandatos judiciais para realizar inspeção dos imóveis fechados e a realização de agenda com instituições parceiras com a disponibilização de uma apresentação autodidata com orientações sobre os cuidados a ser tomados.