amfAR anuncia investimentos de US$ 100 milhões para a cura da Aids

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/02/2015 às 16:01

Investimento cura da AIDS Foco da estratégia é a criação de um instituto dentro de grande instituição acadêmica focado nas pesquisas em busca da cura da Aids (Foto: divulgação)

A amfAR (Fundação para pesquisa da Aids), prepara uma estratégia de investimento de 100 milhões de dólares para a iniciativa 'Contagem regressiva para a cura da Aids'. A ação, lançada em 2014, tem como objetivo desenvolver uma base científica focada na cura para a doença até 2020. O foco da estratégia é a criação - com investimento de 20 milhões de dólares - do amfAR Institute for HIV Cure Research, que deve funcionar dentro de uma grande instituição de pesquisa acadêmica - a ser escolhida ainda em 2015.

O Instituto deve abrigar uma equipe de pesquisadores com histórico de colaboração trabalhando nos quatro desafios-chave identificados pela amfAR. Cada um dos quatro está relacionado aos chamados reservatórios de vírus persistente, que se apresentam como maiores obstáculos para a cura. Os cientistas necessitam determinar a localização precisa destes reservatórios, como eles são formados e como persistem, quantificar a quantidade de vírus presentes neles, e, finalmente, erradicar os reservatórios do corpo.

"Isso representa a maior expansão de financiamento da amfAR em 30 anos de história da fundação. Estamos bastante empolgados em lançar essa estratégia e estabelecer um instituto dedicado exclusivamente a buscar a cura do HIV. Concentrar mentes e esforços dos principais pesquisadores da cura da AIDS em um único espaço facilitará um compartilhamento rápido de conhecimento e de ideias e criará uma certa sinergia necessária para acelerar a procura por uma cura", afirmou o CEO da fundação, Kevin Robert Frost.

Para complementar o investimento, a amfAR irá conceder uma série de financiamentos no total de 80 milhões de dólares para dar suporte a grupos de pesquisa em todo o mundo. Na série de investimentos, estão concessões para inovação em pesquisas, em aprofundamento e desenvolvimento de conceitos já embasados, fundos de oportunidades e suporte para estudos fora do campo da HIV e continuação do projeto amfAR Research Consortium on HIV Eradication (ARCHE), que auxilia equipes de cientistas colaboradoras nos Estados Unidos e pelo mundo trabalhando numa série de estratégias de cura para o HIV.

Para saber mais sobre a nova estratégia da amfAR, clique aqui.