Brincadeiras no tapetinho ajudam o bebê a desenvolver equilíbrio, coordenação e postura

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/02/2015 às 6:00
bebê_tapete-destaque FOTO:

A brincadeira no tapete ajuda o bebê a desenvolver equilíbrio, coordenação e postura (Foto: Arquivo pessoal) Atividades no tapete encorajam o desenvolvimento das atividades motoras e estimulam os sentidos dos pequenos (Foto: Arquivo pessoal)

Se tem uma coisa que eu acho que todo bebê deve ter é um tapete de atividades, daqueles que funcionam como um parque de diversões alegre e cheio de descobertas. É um item de grande valia desde o 1º mês de vida, pois encoraja o desenvolvimento das atividades motoras e estimula os sentidos dos pequenos. Além disso, simples brincadeiras no tapete reforçam o vínculo entre os bebês e os pais.

Até os 7 meses, meu filho passava um bom tempo no tapete. Depois que ele descobriu que existe um chão imenso a ser explorado, usa o tapete apenas para começar a brincadeira. Em poucos minutos (às vezes, em segundos), ele já extrapola a superfície do tapete e sai pelo chão da casa todo veloz. Essa segurança no engatinhar também começa nas brincadeiras no tapete, que oferece vários outros benefícios. Confira algumas dicas:

1 - A superfície grande e colorida oferece aos pequenos um espaço sua desenvolvimento sensorial e motora, enquanto permanece de bruços e de costas, como também rolando o corpo. É uma atividade que ajuda o bebê a aumentar o controle sobre o corpo.

2 - Enquanto brinca no tapete, o bebê estimula diferentes sentidos (visão e tato, principalmente), o que o ajuda a desenvolver seu equilíbrio, coordenação e postura.

3 - O tapete colorido e de amplas dimensões ajuda a estender o tempo em que o bebê fica de bruços.

4 - Alguns tapetes vêm com espelhos descartáveis, específicos para os primeiros meses de vida, daqueles que não quebram; apenas refletem a imagem. São ideais para incentivar a autodescoberta e entreter o bebê. A atração que os pequenos sentem pela imagem que veem no espelho reflete o desejo de se comunicar com o mundo.

5 - O tapete dá segurança para o bebê explorar várias atividades a partir da posição sentada (com apoio e sem apoio). Opte por tapetes sem cheiro forte, facéis de dobrar e transportar.

6 - As imagens estampadas no tapete podem ser usadas pelos pais na hora de criar historinhas para o bebê, o que ajuda a expandir o vocabulário.

7 - Aproveite o tapete também como um espaço onde você pode deitar com o bebê e até aproveitar para fazer massagem nele. O toque estimula os sentidos e oferece segurança aos pequenos.

8 - Sobre o tapete, coloque um brinquedinho um pouco longe do bebê. É uma forma de estimulá-lo a fazer as primeiras tentativas de pegar e bater nos objetos. Se o bebê ficar inquieto em algum momento sobre o tapete, é possível que esteja cansado de brincar. É hora, então, de parar. Não vale investir em excesso de estímulo, pois cada bebê tem um limite.

9 - Toda atividade do bebê no tapete deve ser supervisionada por um adulto.

10 - O tapete de atividades deve ser unicamente utilizado no chão, e nunca em cima de camas ou mesas.