Antibióticos, analgésicos e protetor solar são os mais prescritos para pós-operatório, aponta pesquisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/02/2015 às 12:10

Remédios Dados apontam que antibióticos e analgésicos são os mais prescritos, com 89% e 86% respectivamente (Foto: Free Images)

Uma pesquisa da SBCP-SP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo) feita com 378 cirurgiões plásticos no estado de São Paulo indica grande porcentagem de medicamentos prescritos pelos especialistas para auxiliar o pós-operatório do paciente. Os dados apontam que antibióticos e analgésicos são os mais prescritos, com 89% e 86% respectivamente. Em seguida vem os anti-inflamatórios, com 67%.

Além dos citados, aparecem no ranking: anticoagulantes, profiláticos de trombose (9%); protetor gástrico, estomacal (3%); vitaminas (2%); antieméticos, antitérmico, pomada cicatrizante, medicamento para calvície e relaxante muscular com 1% cada e antisséptico, regulador do intestino, homeopáticos e corticoides com 0,3% cada.

O protetor solar também aparece como importante aliado no sucesso do pós-operatório. Segundo a pesquisa, 80% dos médicos prescrevem o produto para os pacientes, já que a maioria das cirurgias plásticas são realizadas em áreas do corpo que sofrem com a incidência direta do sol - como rosto, braços e pernas. “O ideal é que o paciente evite tomar sol após alguns dias da realização da cirurgia. Mas mesmo assim ele precisa utilizar o protetor solar. O ideal são os fatores maiores como 30 ou 50 para evitar cicatrizes e manchas na pele”, explica Fernando Almeida Prado, presidente da SBCP-SP.