Idosos devem redobrar cuidados com os exercícios no verão

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/02/2015 às 12:00

idosos-exercicios-600 Alimentação adequada e proteção contra raios solares são as principais recomendações (Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem)

Pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a prática de atividade física é um fator importante para um envelhecimento saudável. No verão, no entanto, os idosos devem redobrar os cuidados ao praticar exercícios. As altas temperaturas e a incidência de raios solares podem trazer sérios problemas à saúde.

A primeira recomendação é se submeter a uma avaliação médica antes de começar a praticar atividades físicas. A consulta com um especialista indicará o tipo de exercício mais adequado - evitando possíveis acidentes e lesões.

Nesta época, os melhores horários para as atividades são no início da manhã e final da tarde - sempre usando protetor solar. Quando as temperaturas estão mais amenas, diminui o risco de problemas como insolação, desidratação e baixa de pressão. Aqueles que praticam atividades ao ar livre também devem estar atentos aos trajes. Roupas leves e que facilitem a transpiração, além de calçados confortáveis e com solado antiderrapante são as melhores opções.

Os cuidados devem se estender também à alimentação. A dica é ingerir alimentos leves para facilitar a ingestão e consumir diariamente proteínas de boa qualidade - responsáveis pelo fortalecimento dos músculos. "Se o idoso tem uma prática esportiva competitiva deve falar com um nutricionista para adequar sua alimentação, pois para ter alto rendimento precisa de uma alimentação especial", alerta a geriatra Cybelle Diniz.