Problemas oftalmológicos podem afetar rendimento escolar

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/02/2015 às 6:00

Criança na escola Fraco desempenho dos alunos pode estar relacionado a erros de refração como astigmatismo (Foto: Divulgação)

Parece difícil de acreditar, mas o baixo rendimento escolar pode estar relacionado a distúrbios oftalmológicos. Entre os principais responsáveis pelo fraco desempenho dos alunos, estão os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo).

Os pais devem ficar atentos a alguns sinais relatados pelos pequenos e observados na rotina, como dor de cabeça, necessidade de ser aproximar dos objetos e pessoas para enxergá-los, história de quedas frequentes e de batida em móveis, hábito intenso de franzir a testa e queixa de visão dupla ou borrada. "O sinal de alerta também deve acender quando se tornam comuns alterações de comportamento, como a falta de concentração na sala de aula”, explica a oftalmologista Simone Travassos, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope).

Alguns sintomas já são perceptíveis, inclusive na frase pré-escolar. "Fechar um dos olhos para ver, coçá-los, piscar em excesso, lacrimejamento, fotofobia ou vermelhidão", alerta a especialista. A recomendação é levar as crianças ao oftalmologista regularmente, antes mesmo do aparecimento de possíveis problemas.