Aplicativo auxilia mulheres a encontrar banco de leite e ajudar a salvar vidas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/02/2015 às 9:04

frascos-leite-600 É importante etiquetar cada recipiente com o dia em que o leite foi tirado e a hora. Isso ajuda a controlar a validade. Cada potinho só dura 15 dias no congelador (Foto: Divulgação)

Para disseminar a importância da doação de leite materno, o Trocando Fraldas (blog sobre maternagem) lançou a campanha Doe Frascos de Vida, cujo objetivo é incentivar a mulher que amamenta a doar o leite excedente. A iniciativa partiu da descoberta de que muitas mulheres não têm informações corretas sobre o tema e terminam sem saber como fazer para doar o leite materno.

Com a falta de informação sobre bancos de leite, o Trocando Fraldas criou o Localizador de Bancos de Leite Humano (Lobale) - ferramenta online sem fins lucrativos que fornece o endereço de todos os bancos de leite no Brasil. A listagem foi fornecida pela Fiocruz. Para achar um banco de leite próximo à casa da doadora, é só acessar o site da ferramenta online e colocar o CEP, endereço, cidade ou nome da rua.

Para doar, a mulher deve procurar um banco de leite ou posto de coleta. Depois, é só marcar o exame de sangue no local e aguardar o resultado positivo para doação (aproximadamente cinco dias). Com o resultado em mãos, a doadora receberá um kit com as instruções. Depois da coleta, é só levar o leite até o banco ou verificar a possibilidade de a instituição recolher esse leite na casa da doadora.

Vale frisar que o primeiro requisito para a mulher ser doadora e beneficiar os bebês prematuros é desfrutar de boa saúde. Um detalhe encoraja a contribuir com o banco: quanto mais os seios são estimulados (durante a amamentação e a ordenha), mais leite será produzido. Para retirá-lo do peito, pode-se usar as mãos, que devem estar bem limpas. Outra alternativa é recorrer a bombinhas manuais ou elétricas.

Recomenda-se que a mulher faça a ordenha depois de o bebê ficar satisfeito durante cada mamada. É só o volume excedente deve ser doado. Se ele mamar só em um peito e ficar saciado, a mãe pode tirar o leite do outro seio.

O leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro (café ou maionese), que devem ter tampas de plástico. Eles devem ser esterilizados com a tampa por 15 minutos em água fervente. O frasco deve secar naturalmente, de boca para baixo em cima de uma toalha. Só depois que o frasco estiver seco é que se pode colocar o leite materno dentro dele e congelá-lo.

É importante etiquetar cada recipiente com o dia em que o leite foi tirado e a hora. Isso ajuda a controlar a validade (cada potinho só dura 15 dias no congelador).

Em Pernambuco, o Banco de Leite Humano do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) vai até a residência da mulher que amamenta para receber os frascos com leite materno. Mais informações: 81 2122-4719.