Hábitos simples devem ser incorporados no dia a dia para prevenção do câncer

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/02/2015 às 6:00

medica-600 Acompanhamento médico focado em tratamento integral é uma das metas da campanha (Foto: Igo Bione/JC Imagem)

Cerca de 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer a cada ano no mundo. Desse total, aproximadamente 4 milhões faleceram prematuramente, entre 30 e 69 anos. Os dados são da campanha mundial Está ao nosso alcance enfrentar o desafio, promovida pela União Internacional de Controle de Câncer (UICC). A ação tem como objetivo reduzir o número de 19,3 milhões de casos estimados até 2025, além das mortes que podem ser prevenidas.

A iniciativa global trabalha com quatro mensagens-chave para a conscientização da doença: escolha de vida saudável, detecção precoce, acesso integral ao tratamento do câncer e potencialização da qualidade de vida. Os quatro itens fazem parte da metas da Declaração Mundial do Câncer para reduzir em 25% o número de mortes prematuras.

Além da conscientização, o objetivo da campanha é pressionar os governos a tomar medidas contra a doença. Segundo a UICC, investir na prevenção do câncer é mais barato do que tratar suas consequências. Enquanto estima-se que o custo relacionado ao câncer chegue a US$ 458 bilhões por ano até 2030 em todo mundo, as medidas populacionais para reduzir os fatores de risco comuns às doenças não transmissíveis (DNT), incluindo o câncer, custariam apenas US$ 2 bilhões por ano para todos os países de baixa e média renda.