Secretaria de Saúde de Pernambuco distribuirá 150 mil camisinhas no Galo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/02/2015 às 12:09

Campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval deste ano dá maior visibilidade à importância do teste e o tratamento como prevenção Campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval deste ano dá maior visibilidade à importância do teste e o tratamento como prevenção

Para conscientizar a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a necessidade de fazer sexo seguro, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) distribuirá 150 mil camisinhas durante o desfile do Galo da Madrugada, que acontece amanhã (14/2). Quatro equipes, formada por cerca de 200 profissionais, estarão em locais estratégicos e de acesso à agremiação, nas ruas do Centro da Cidade do Recife, nos bairros de São José e de Santo Antônio, como também na concentração do bloco, no Forte das Cinco Pontas. Serão distribuídos os materiais preventivos que informam sobre as enfermidades. Só em Pernambuco, são registrados cerca de 1,5 mil casos novos de aids por ano.

Para os que quiserem fazer o teste rápido de HIV, as prefeituras do Recife e de Paulista disponibilizarão o exame nos dias de folia. No Recife, os testes serão feitos na Praça do Arsenal e no Polo Descentralizado do Ibura, das 18h à meia-noite. Em Paulista, no Forte de Pau Amarelo, no horário dos shows.

“Durante a folia de Momo, se pintar um clima, o folião precisa se lembrar de usar preservativo”, ressalta o coordenador do Programa Estadual de DST/aids da SES, François Figueiroa.

Herpes, HPV, sífilis, hepatites B e C, cancro mole e gonorreia, além de outras doenças, também podem ser evitadas com o uso de preservativo não deve ser uma opção somente para quem não se infectou com o HIV. “Os pacientes com diagnóstico de HIV positivo também devem usar camisinha, mesmo fazendo sexo com outro portador. Isso previne o aumento da carga viral no organismo, o que pode agravar ainda mais a saúde, ser reinfectado com um vírus mais potente ou até mesmo com outras infecções sexualmente transmissíveis”, explica François.

Para quem passou por alguma situação de risco, o indicado é fazer o teste rápido de HIV. “Bom lembrar que o vírus não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas”, reforça François.