Aspectos emocionais afetam tratamento da hipertensão, diz pesquisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/02/2015 às 18:14

pressão-arterial-600 Sentimentos como ansiedade e estresse diminuem a adesão ao tratamento de hipertensão (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Da Agência USP de Notícias

Uma pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) revela que a população em geral sabe que aspectos emocionais influenciam a saúde física, mas não tem conhecimento que sentimentos como ansiedade e estresse diminuem a adesão ao tratamento de hipertensão.

O estudo também mostra que apoio familiar e dificuldade de adaptação a dietas e exercícios são barreiras. Esse e outros fatores que comprometem a terapia foram evidenciados no trabalho do pesquisador André Almeida de Moura.

De acordo com ele, além dos sentimentos já citados, a dificuldade de adaptação a um novo estilo de vida e o apoio familiar são decisivos no tratamento da hipertensão arterial. “Entre os entrevistados, 42% não conseguem acompanhar o ritmo de dietas e exercícios físicos, que são essenciais para o controle da pressão, e cerca de 13% percebem que a família não está colaborando com o tratamento”.

Realizado na cidade de Santa Helena de Goiás (GO), o estudo de Moura avaliou 138 pacientes atendidos em seis unidades de saúde do município. Ele detectou que, mesmo com todos os remédios e ferramentas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde, a adesão dos pacientes ao tratamento ainda era muito baixa.

A pesquisa ainda revela que apenas 21% dos participantes aderiram ao tratamento medicamentoso. Outros 15,9% cumpriram as recomendações médicas que, de acordo com o enfermeiro, incluiam alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e exclusão de bebidas alcoólicas e tabaco.

Leia a matéria completa aqui.