Mistura de bebidas alcoólicas com energéticos favorece arritmias cardíacas no Carnaval

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/02/2015 às 15:04

Uso excessivo de álcool e mistura com outras drogas é prejudicial à saúde (Foto: Free Images) Uso excessivo de álcool e mistura com outras drogas é prejudicial à saúde (Foto: Free Images)

Neste Carnaval, moderar no consumo de bebidas alcoólicas, drogas diversas, energéticos e no tabagismo podem evitar muitos problemas, como as arritmias cardíacas - alterações que ocorrem na geração ou na condução do estímulo elétrico e provocam modificações do ritmo cardíaco. É preciso ter cautela, bom senso e não extrapolar os limites do corpo.

"Em muitos casos, o exagero contribui para o aparecimento ou agravamento de alguns sintomas ou até mesmo doenças, entre elas as arritmias cardíacas, que causam taquicardia, quando o coração bate rápido demais, ou bradicardia, quando as batidas são muito lentas e descompassadas", explica o cardiologista Luiz Pereira de Magalhães, presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac).

A exposição ao sol em horários inapropriados também pode trazer riscos à saúde do ponto de vista cardiovascular. O calor contribui para a vasodilatação, mudança na pressão sanguínea do corpo que resulta na queda da pressão arterial, e para a desidratação. “Como o corpo reage de diferentes formas com a mudança climática, a vasodilatação acontece justamente para controlar a temperatura corporal. Em locais muito quentes e úmidos, o folião pode perder muito sal devido ao suor excessivo, que irá conduzir a uma queda abrupta da pressão sanguínea e, consequentemente, pode levar ao desmaio e à perda de consciência”, explica.