Teste oral para aids deve estar disponível para toda a população até o fim do ano

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/02/2015 às 6:00

Campanha de Carnaval deste ano reforça o conceito de prevenção combinada: “camisinha + teste + medicamento”  Campanha de Carnaval deste ano reforça o conceito de prevenção combinada: “camisinha + teste + medicamento”

A rede pública de saúde passa a oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o teste oral para diagnóstico para a aids, já em processo de distribuição pelo Ministério da Saúde, que enviou aos Estados cerca de 140 mil testes. A previsão do Governo Federal é que, no decorrer de 2015, o teste oral já esteja disponível para todas as pessoas que quiserem realizá-lo.

O exame já estava sendo utilizado dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País. "Esse teste é muito importante porque temos hoje aproximadamente 150 mil pessoas no Brasil que vivem com o HIV e não sabem. Portanto, ter um teste rápido que produz o diagnóstico em cerca de 30 minutos é fundamental", diz o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

"Se der positivo, a pessoa tem a possibilidade de procurar o serviço de referencia e iniciar o tratamento imediatamente", acrescenta o ministro.

Em todo o Brasil, cerca de 14 mil pessoas já fizeram o teste de HIV por via oral, sendo 381 positivos para a doença. Desse total, 43% nunca haviam feito teste de HIV na vida. O objetivo do projeto é reduzir as novas infecções pelo HIV nessas populações. Atualmente, das cerca de 750 mil pessoas que vivem com HIV/aids no Brasil, estima-se que 150 mil delas ainda não saibam que são portadoras do vírus.