Ritual do sono é fundamental para uma noite tranquila e desenvolvimento dos bebês

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/02/2015 às 9:00
sonobebê_destaque FOTO:

Rotina de sono deve ser criada pelos pais a partir dos primeiros meses de vida do bebê (Foto: Free Images) Rotina de sono deve ser criada pelos pais a partir dos primeiros meses de vida do bebê (Foto: Free Images)

Construir uma rotina especial de sono para o bebê é fundamental para uma noite tranquila e para o desenvolvimento. Crianças que dormem melhor, aprendem mais, crescem de forma saudável e ganham muita disposição. É por isso que os pais precisam criar um ritual do sono, desde os primeiros meses de vida, para a hora de dormir.

Esse é um processo bastante delicado, pois se trata de um hábito criado, segundo a psicóloga infantil Daniella Freixo de Faria, que tem um canal no YouTube com diversas dicas para os pais. Em um dos vídeos, ela ressalta que o ritual do sono exige um tranquilidade e cuidado amoroso, que pode acontecer através de uma oração, um agradecimento, uma conversa ou algo que faça sentido para cada família.

Ela frisa que a rotina do sono é um processo aprendido e, geralmente sem perceber, alguns pais constroem uma rotina complicada para o sono das crianças: agitam quando chegam tarde do trabalho e querem brincar com os filhos. Por outro lado, quando a hora de dormir chega, os pais exigem tranquilidade do sono.

Dessa maneira, Daniella orienta que bons hábitos podem ser construídos diariamente. Assim, a criança pode experimentar o momento de dormir como o descanso gostoso e necessário para o próximo dia.

Nesse processo, é bom ressaltar que há armadilhas, como oferecer sempre uma mamadeira para a criança dormir, cantar, balançá-la nos braços e ver televisão, além de outras. Quando a criança aprende a dormir dessa maneira, necessita dos mesmos gatilhas para adormecer novamente se tiver despertares no meio da noite.

Para saber mais sobre esse assunto, confira o vídeo em que Daniella dá dicas no seu canal no YouTube: