Saúde mental: Recife prepara profissionais para reduzir danos dos foliões

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/02/2015 às 6:00

drogas Profissionais da Prefeitura do Recife alertarão pessoas que colocam a saúde em risco no Carnaval por causa de drogas (Foto: Divulgação)

Estratégias de abordagem, tipos de drogas, atuação dos agentes redutores de danos e serviços oferecidos pela Rede de Saúde do Recife são assuntos que fazem parte da capacitação de aproximadamente 150 profissionais que atuarão durante o Carnaval na prevenção de danos à saúde.

Redução de danos é um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas.

O agente redutor de danos Diego Coutinho, da coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Recife, ressalta que a forma de abordagem dos profissionais facilitará a aceitação de um folião que está colocado a saúde em risco.

A técnica da equipe de Saúde Mental Danielle Mora acrescenta que o objetivo da capacitação é reciclar quem já desenvolve a atividade, além de capacitar novos agentes que trabalharão no Carnaval. Mais de 160 profissionais (fixos e itinerantes) atuarão nos principais polos da folia da capital pernambucana.