Não se esqueça de cuidar da saúde auditiva durante a folia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/02/2015 às 13:00
trio eletrico_DESTAQUE FOTO:

Som dos trios elétricos chega a 130 decibéis (Foto: Bobby Fabisack/JC Imagem) Som dos trios elétricos chega a 130 decibéis (Foto: Bobby Fabisack/JC Imagem)

Nesta temporada momesca, a Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) faz um alerta em relação às pessoas que apresentam problemas nos ouvidos causados principalmente pelos ruídos derivados de caixas de som superpotentes e trios elétricos.

Vale ressaltar que o ouvido humano suporta até 85 decibéis. A partir daí, já existe a possibilidade de uma pessoa apresentar lesão, muitas vezes irreversível, levando à perda auditiva temporária ou permanete. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a poluição sonora a terceira maior do meio ambiente, perdendo apenas para a poluição da água e do ar.

O otorrinolaringologista Alberto Monteiro, do Hospital Jayme da Fonte, no Recife, alerta que o som dos trios elétricos é, em média, de 130 decibéis, o que ultrapassa o limite saudável. "Após a exposição prolongada, é comum perceber os sons abafados e também um zumbido permanente no ouvido", explica Alberto.

Geralmente, essa sensação incômoda permanece por dois ou três dias depois do trauma sonoro. Mas, em alguns casos, o folião pode ter ainda lesão na uma membrana timpânica (existente no ouvido) e terá que fazer tratamento com um especialista. Se os ruídos intensos provocarem lesão no nervo, a pessoa poderá precisar de um aparelho auditivo.

Por isso, a orientação é evitar lugares barulhentos, durante o Carnaval, por muito tempo seguido. O folião precisa ter consciência dos cuidados que deve tomar. “Deve-se evitar ficar próximo das caixas do som ou sair de perto do barulho a cada 30 minutos. É um tempo para descansar o ouvido e depois cair na folia novamente", recomenda o otorrino.